quinta-feira, 23 de julho de 2009

A segunda missão de 2009 chegou ao fim!




O trabalho da segunda missão de 2009 em Kôm Tuman foi finalizado com êxito!

Durante a nossa estada no terreno, estabelecemos uma rede de referência local para o sitio utilizando uma Estação Total. Com base nesta referência, fez-se a prospecção com o GPR criando-se uma malha inicial de 150m x 90m com um espaçamento entre os perfis de 0,50m. Foram realizados um total de 144 perfis.













Em relação ao trabalho topográfico, realizado em simultâneo com o GPR, foi topografada uma área total de 6200 m2.










Já em Portugal continuaremos com o estudo conjunto da topografia e do GPR com a finalidade de obter um mapeamento do sitio e definir prioridades de investigação para as próximas campanhas.




Voltaremos ao campo em Novembro!

terça-feira, 7 de julho de 2009

El Amdulila

Estamos de volta ao Egipto para a segunda campanha de 2009!

Na verdade passámos por cá em Junho para a inauguração da exposição “Europe–Egypt. A Long-Lasting Archaeological Cooperation”, na qual participámos. A inauguração teve lugar no Museu do Cairo e representou um momento histórico para a egiptologia portuguesa que esteve pela primeira vez representada num evento destas dimensões. Pouco a pouco vamos construindo a nossa própria tradição em egiptologia.




Esta segunda temporada consiste numa Campanha de Prospecção por Georadar, cujo objectivo é mapear/detectar potenciais estruturas arqueológicas no subsolo. Trata-se de uma técnica não intrusiva de estudo do sítio que nos permitirá fazer um planeamento da investigação a realizar a médio-longo prazo.

Depois de algumas complicações burocráticas, conseguimos que os materiais entrassem no Egipto, em grande parte graças ao apoio incondicional que a Embaixada Portuguesa no Cairo nos facilitou.

Hoje fizemos o primeiro reconhecimento e marcações no terreno e amanhã às 6 da manhã lá estaremos...